segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Lançamento da "arteira" – Revista de Psicanálise da EBP-SC, nº 5, por Gresiela Nunes da Rosa


Com um corpo se pode falar, dançar, pintar... escrever. Um corpo goza de muitas maneiras. A escrita pode ser uma delas. Endereçar-se a alguém, diz Heloísa Caldas, é apenas um pretexto, semblante, para que a escrita cumpra seu destino de objeto de gozo e de causa de desejo.
Enderençando-se ao Outro, a escrita pode querer funcionar como resposta absoluta, tamponamento do furo do Outro, fechamento de um saber. Esta seria a escrita pela vertente fálica.
Mas também é possível outra escrita, uma feminina, que também está causada pelo furo do Outro, pelo furo no saber. Porém, não se posiciona como resposta absoluta, como fechamento de saber. Esta é a escrita privilegiada na Orientação Lacaniana, orientação que pretende manter sempre aberta a questão sobre o que é um psicanalista, que pretende manter aberto o furo como aquilo que nos causa desejo e nos faz falar, escrever, se reunir.
Com esse espírito lançamos agora o quinto número da arteira – Revista de Psicanálise da Seção Santa Catarina da Escola Brasileira de Psicanálise. A Revista nos serve para gozar, gozar da leitura, gozar do saber, gozar da escrita, e gozando aí, podemos e pretendemos fazer avançar a psicanálise. A Revista, ainda que seja um conjunto fechado em cada uma de sua unidade, ela se pretende uma provocação, se pretende como causa, na medida em que o convite é para que cada leitor possa colocar algo de si e quem sabe possa também ser escritor no próximo número. Fica então o convite: Sejam escritores! A partir de agora já está aberto o recolhimento dos textos para o próximo número da Revista, que, se o bom deus-contingência permitir, deve ser lançado no próximo ano também na Jornada da Seção.
E agora temos ótimas notícias! Liquidação! Promoção! Porque querermos provocá-los muito. Não ao consumo puro, mas à elaboração de saber. Quem comprar a arteira nº 5, ganhará de brinde a nº 3 ou nº 4. E quem comprar os 4 primeiros números num pacote fechado pagará apenas 50 Reais.
Para finalizar, gostaria de agradecer, mas agradecer mesmo, e muito: aos autores que fizeram do seu objeto de gozo a nossa causa de desejo; aos tradutores e revisores que possibilitam que nos entendamos um pouco nesta nossa babel lacaniana; à comissão editorial, formada além de mim por Soraya Valerim, Nora Gonçalves, Louise Lhullier e Laureci Nunes que trabalharam muito para que a revista pudesse ser da qualidade que é e que estivesse agora em nossas mãos. Um agradecimento especial ao Edson Mohr e à Armi Cardoso, que permitiram com o seu trabalho que a revista ficasse dentro das normas que regulam o nosso gozo de modo que ele não fique muito disparatado. Aos pareceristas, gentis colegas de outras Seções da EBP que leram os textos e nos ajudaram a fazer uma revisa de qualidade. À Flávia Cera que nos presenteou com a foto que ilustra a capa e que também, junto com seu marido Alexandre, permitiram que a letra passasse ao papel da maneira mais bonita. Enfim, obrigada a todos!
Para brindar a este grande acontecimento que é o lançamento de mais um número da arteira e também à esse grande encontro que é esta Jornada, convidamos a todos para comer, dançar, conversar no Sobradinho Bar e Restaurante, lembrando que cada um paga a conta de seu gozo.
Abraço e até a próxima!


Gresiela Nunes da Rosa – Editora Responsável pela arteira

Nenhum comentário: