quinta-feira, 10 de abril de 2008

VI Congresso da AMP - Os objetos a na experiência analítica

Evento que se realiza a cada dois anos, alternando entre Europa e América, ocorrerá neste ano de 21 a 25 de abril em Buenos Aires e reunirá os membros da Associação Mundial de Psicanálise.
Como propõe Eric Laurent (1), a aposta maior é “prosseguir nosso diálogo entre a psicanálise como prática e a civilização, que é nossa parceira. O estado da civilização se descreve como individualismo de massa ou hedonismo conformista de massa”; a psicanálise, ao tratar do mais íntimo e ao mesmo tempo o mais estranho para o sujeito, que Lacan chamou de objeto a, orienta o tratamento em relação ao gozo, buscando “tratar cada um como incomparável, rechaçando a idéia do homem estatístico e sem qualidade, [aliviando-o] de uma existência regulada e utilitarista”, conforme as palavras de Ricardo Seldes(2) na convocatória para o evento.
Desde esta perspectiva, serão apresentados testemunhos dos analistas da escola (AE), conversação com os cartéis do Passe, conversações clínicas, plenária sobre a pragmática da cura analítica, conferência de Jacques-Alain Miller, além de assembléia dos membros.


Laureci Nunes – EBP/AMP - Diretora de Cartéis e Intercâmbio da EBP-SC (em formação)

(1) Eric Laurent é Delegado Geral da AMP- em www.eol.org.br.
(2) Ricardo Seldes, www.eol.org.br.

Nenhum comentário: