Aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de março, uma Conversação Clínica preparatória para o Congresso da Associação Mundial de psicanálise (AMP) – Os objetos a na experiência analítica – e uma Assembléia Geral dos membros da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). A Conversação Clínica, que foi coordenada por Sérgio Laia, realizou-se a partir de nove casos clínicos distribuídos em três mesas, cada uma delas contando com os comentários de um debatedor. Cada um dos casos abordou alguma das faces do objeto a: o olhar, as fezes, o objeto oral, o objeto na psicose, o objeto fóbico.
Um das questões relevantes para a discussão sobre os modos de aparecimento e arranjos possíveis com os objetos a no trabalho clínico, foi acerca do objeto a na psicose. Se no primeiro ensino de Lacan se tratava da não extração do objeto na psicose, a partir do segundo ensino trata-se de poder “passar o objeto para a condição de semblante para que o sujeito possa fazer laço com o Outro”.
A Assembléia Geral, coordenada por Elisa Alvarenga, como Presidente da EBP, além de outros pontos importantes, apresentou os novos conselheiros da EBP, e o novo Presidente do Conselho e, portanto, Presidente da EBP Iordan Gurgel. Nós da Seção Santa Catarina* ficamos contentes e honrados com a participação do Diretor da Seção Oscar Reymundo no Conselho da EBP. Também recebemos com satisfação a notícia da integração de Silvia Espósito ao Conselho da Seção Santa Catarina.
Vanessa Nahas
Diretora de Biblioteca
* (em formação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário