quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ser criança: inibições, sintomas e angústias na contemporaneidade

A Seção Santa Catarina * da Escola Brasileira de Psicanálise, através do Núcleo de Pesquisa e Investigação Clínica da Psicanálise com Crianças, organizou um colóquio sobre o “Ser criança: inibições, sintomas e angústias na contemporaneidade”, a ser realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Hotel Sofitel, em Florianópolis.
A proposta é provocar debates e trocas de experiências sobre questões que dizem respeito a problemas detectados em vários espaços de trabalho com crianças na atualidade. Familiares, educadores e outros profissionais se defrontam com os impasses e os efeitos do mal-estar contemporâneo. Hiperatividade, Transtorno de Déficit de Atenção, transtornos alimentares, dificuldades de aprendizagem, falência dos métodos tradicionais de ensino e educação são alguns exemplos. Quais as orientações da psicanálise para o tratamento desses impasses? O que este mal-estar revela?
Estamos em um mundo organizado pela avaliação e pelo controle, que substituem as sociedades disciplinadoras. Novos temores dissolvem a confiança, agente que enlaça a convivência humana. Com isso o mundo vai se tornando um lugar cada vez mais temeroso e temível.
Lacan nos permite recolocar a questão a partir de uma pergunta chave “De que temos medo? De nosso corpo. A angústia é algo que se situa no corpo...” e que evidencia “ a relação perturbada do ser falante com o corpo”(1).
Perturbação fundadora de um enigma, enigma antes orientado pela Lei do Nome-do-Pai e que constituía, na tentativa de resposta, um sujeito. Hoje este enigma está soterrado frente ao discurso da ciência e do capitalismo, que oferece respostas “prêt-à-porter”, deixando-nos todos dentro de uma classificação generalizante e sucumbidos à falta de nome próprio. A psicanálise de orientação lacaniana continua apostando na singularidade da resposta a este enigma fundador, e convida a todos os interessados a virem falar da maneira que exercem seu trabalho, suas dificuldades, questões e soluções inventadas junto às crianças e adolescentes.

* em formação
(1) LACAN,J. “La tercera”. In:”Intervenciones e textos 2”. Buenos Aires: Manantial, 1993 pg 102

Cínthia Busato - correspondente da EBP/SC (em formação)

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