O Núcleo de Pesquisa Sobre Psicose convida para a apresentação do trabalho “Melancolia e Passagem ao Ato Suicida”, por Cleudes Maria Slongo (Psicanalista, correspondente da Seção SC), no dia 16/06/08, às 20:00h, na sala de aula da Seção SC. Esta é também uma atividade preparatória para o XVII Encontro Brasileiro "Psicanálise e Felicidade: sintoma, efeitos terapêuticos e algo mais" e para III Jornada da Seção SC "Felicidade pronta entrega: felizes a qualquer preço?”
“ Freud, em Luto e Melancolia, pensa a melancolia a partir de seu afeto correspondente, o luto. Ante a perda do objeto, em condições bem sucedidas, o sujeito faz a experiência do luto, ou seja, desprende gradativamente os laços libidinais que investiam o objeto ora perdido e, posteriormente, estabelece novos vínculos. Na melancolia, porém, "a catexia objetal provou ter pouco poder de resistência e foi liquidada. Mas a libido livre não foi deslocada para outro objeto; foi retirada para o eu". Aqui encontramos o famoso enunciado freudiano: "A sombra do objeto caiu sobre o eu ".
Em que lugar situar o fenômeno da melancolia na clínica psicanalítica, do lado da neurose ou da psicose? Por que o melancólico tem tanta propensão a suicidar-se? Estas, entre outras questões serão abordadas neste trabalho.”
ATIVIDADE ABERTA E GRATUITA
Maria Teresa Wendhuasen
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Sobre Psicose
Nenhum comentário:
Postar um comentário