quinta-feira, 23 de outubro de 2008

NÚCLEO DE PESQUISA SOBRE PSICOSE

O Núcleo de Pesquisa Sobre Psicose participou, no dia 13/10/08, de uma discussão no IPAT (Instituto de Psicologia e Acompanhamento Terapêutico), a respeito do tema “Urgência Subjetiva: Intervenção em crise”, juntamente com Felipe Brognoli, psicólogo do CAPS II – Ponta do Coral(Centro de Atenção Psicossocial).
O Núcleo representado por Maria Teresa Wendhausen, Mariana Niemeyer e Rômulo Vargas, aproximou a clínica da urgência subjetiva à clínica da psicose, no que estas têm em comum o fato de o sintoma apresentar-se como um gozo fora do sentido, que não pede interpretação. Nos tempos da queda do pai, tempos em que vivemos, em que não há uma instância organizadora central, o que era próprio da psicose se prolifera no campo social, de tal modo que vamos encontrar, nas novas formas de manifestação do mal estar na cultura, algo próprio do estatuto do sintoma na psicose. O que, então, a clínica da psicose tem a nos ensinar no tratamento dos novos sintomas, tais como anorexia, toxicomania, pânico, etc? Esta foi a pergunta lançada pelo núcleo.
Felipe abordou a questão da urgência, da crise, desde uma perspectiva que vem trabalhando, qual seja, que trata-se de um momento em que há uma crise dos saberes, que tanto o sujeito, quanto a família e os profissionais que dele se ocupam experimentam.
Do gozo fora do sentido que não pede interpretação a uma crise dos saberes , há todo um campo, aí, a ser constituído, em termos de como operar. Foi em torno disto que se deu um enriquecedor debate entre os participantes.

Maria Teresa Wendhausen - Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Sobre Psicose EBP-SC (em formação)

Falecimento de Ernest Freud

Lamentamos comunicar-lhes o falecimento de Ernest Freud, neto de Sigmund Freud, filho de Sophie Freud, conhecido por nós, psicanalistas, como o criador do jogo do “Fort-da”, histórica invenção lúdica com a qual elegemos batizar nossa revista, considerando a importância que teve no texto freudiano publicado em “Mais além do princípio do prazer”, como referência para a prática da psicanálise com crianças.

Ernest Wolfgang Halberstadt Freud nasceu em 11 de Março de 1914 e faleceu em 30 de setembro de 2008 às 22 horas.

Revista Fort-Da – www.fort-da.org

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Conferência de Miller em vídeo

Assistam, no site da Associação mundial de Psicanálise (AMP) http://www.wapol.org/ a conferência de Jacques-Alain Miller, realizada em Buenos Aires em 26.04.08. Este evento, que levou 1700 pessoas sem sequer o título ter sido anunciado, é uma interessantíssima apresentação da teoria e do procedimento analítico, em que Miller aborda questões fundamentais: sobre o início do tratamento, sujeito suposto saber, diagnóstico em psicanálise, manejo analítico nas diferentes estruturas clínicas, interpretação e muito mais. Ele consegue, na mesma comunicação, ser claro/didático para ser acompanhado pelos novatos, assim como deslinda questões de fundo que interessam aos mais experientes.Vale a a pena conferir!

Laureci Nunes - EBP-AMP

domingo, 19 de outubro de 2008

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Felicidade?

Cena 1 - pai feliz
Um pai comenta orgulhoso que a morte de seu filho num acidente de carro o deixou ligeiramente contrariado, sinal de que o seu nível de serotonina é normal.

Cena 2 - sobreviventes felizes
Um carro a toda velocidade, fugindo? bate contra um trem que explode.
Cena seguinte: Um casal sai do meio do fogo feliz por ter se salvado. Nenhuma referência aos mortos deixados para trás.


Silvia Emilia Espósito - ABP/AMP

Censura na ditadura militar

A lista a seguir de músicas famosas têm em comum ter sido censuradas pela ditadura militar
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Apenas um rapaz latino-americano
O bêbado e a equilibrista
Apesar de você
O que será?
Panis et circenses

Lista na que se pode acrescentar a Cartomante de Ivan Lins (1978. lançada, inicialmente com o nome “Está Tudo nas cartas” teve que mudar de nome quando se associou a uma outra carta enviadas pela presidente do comitê feminino dos Direitos Humanos á esposa do Jimmy Carter, Rosalyn Carter, falando sobre os direitos humanos no Brasil. A sabedoria da Cartomante, por outro lado, excede o marco estrito da ditadura militar. Vejam se a vidente não viu nas cartas a queda do Outro

Cartomante 1978

Composição: Ivan Lins / Victor Martins
Nos dias de hoje é bom que se protejaOfereça a face pra quem quer que sejaNos dias de hoje esteja tranqüiloHaja o que houver pense nos seus filhosNão ande nos bares, esqueça os amigosNão pare nas praças, não corra perigoNão fale do medo que temos da vidaNão ponha o dedo na nossa feridaNos dias de hoje não lhes dê motivoPorque na verdade eu te quero vivoTenha paciência, Deus está contigoDeus está conosco até o pescoçoJá está escrito, já está previstoPor todas as videntes, pelas cartomantesTá tudo nas cartas, em todas as estrelasNo jogo dos búzios e nas profeciasCai o rei de EspadasCai o rei de OurosCai o rei de PausCai não fica nada.(6x)


Silvia Emilia Espósito - EBP/AMP

Sobre a Jornada

Realizou-se, nos dias 12 e 13 de setembro, a III Jornada da Seção SC, “Felicidade pronta-entrega: felizes a qualquer preço?, na qual contamos com a presença, entusiasmada, de nossos Conselheiros Iordan Gurgel, também presidente da EBP, Nora Gonçalves, também Conselheira da AMP e da Secretária do Conselho da EBP, Angelina Harari.
Além da qualidade dos trabalhos apresentados, que não poderíamos deixar de mencionar, tendo em vista o que nos demonstram de um salto epistêmico no seio da Seção SC, destacamos, desta Jornada, o debate que se deu com outros campos do saber: filosofia, psiquiatria, antropologia que, de diferentes maneiras, também vem se ocupando das mesmas questões que nos preocupam e que nos proporcionaram um fértil debate e a possibilidade de um trabalho vindouro profícuo.
Também, vale ressaltar, o grande número de estudantes que aí estiveram, não só em termos de presença, mas de participação efetiva, apontando-nos os laços de transferência que temos conseguido constituir com a comunidade acadêmica. Não é demais lembrar a importância disto, no momento da cultura em que vivemos, no sentido de tocarmos os que estão em formação, com outros discursos, que não aquele da ciência, tão em conformidade com o discurso capitalista.
Por fim, quanto a Conferência de Maurício Tarrab, nosso convidado internacional, poderíamos resumi-la, a respeito do que ele nos diz, partindo da pergunta que o tema da Jornada nos coloca, que há um preço a pagar pela felicidade a qualquer preço, que este preço é a morte e que trata-se, em termos da psicanálise, de molestar esta felicidade.

Maria Teresa Wendhausen - Membro da Seção SC da EBP